20/11/2014 – Coleta Seletiva completa 11 anos em Ituiutaba
Os cooperados da Copercicla em Ituiutaba realizaram na manhã desta quarta-feira (19/11), um café da manhã especial em comemoração aos 11 anos da Cooperativa. Prestigiaram o evento, o prefeito municipal, Luiz Pedro do Carmo Correa, Cristina Garvil, presidente do Instituto Caiapônia e uma das idealizadoras da Coleta Seletiva no município, os professores do IFTM, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Ituiutaba, Humberto Minéu e da UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Flander Calixto, e ainda parceiros e familiares dos cooperados. Todos foram recepcionados pelo presidente da casa, Odeon Nunes que agradeceu aos parceiros, companheiros e imprensa pelas grandes conquistas e desafios enfrentados nestes 11 anos de trabalho.
O prefeito falou do problema atual da escassez de água e o que o município projeta para evitar problemas de racionamento. Reforçou o grande papel da Copercicla nesta nobre missão de diminuir a contaminação do lençol freático, uma vez que a coleta seletiva retira do meio ambiente materiais que podem ser reaproveitados e assim diminui os impactos ambientais do município. Na ocasião, Luiz Pedro reforçou o compromisso de entregar mais um caminhão a cooperativa ainda este ano. “Somos referência no Brasil, graças à dedicação de vocês. Com mais um veículo será possível aumentar a renda e a qualidade do trabalho. Podem contar com a administração municipal, somos parceiros”.
Ainda na ocasião, o presidente da Copercicla falou sobre a união do grupo e a importância do trabalho desenvolvido e apresentou algumas demandas do grupo ao prefeito, como a disponibilidade de um novo espaço para coleta, armazenamento e distribuição dos recicláveis. “Só assim o nosso trabalho poderá acompanhar o crescimento da cidade e desta maneira teremos condições de prestar um serviço de melhor qualidade”.
Cristina Garvil se emocionou ao relembrar a trajetória do grupo. “Foi uma caminhada de muitas lutas, muitas conquistas e muita solidariedade. É uma honra ser parceira desta causa”.
Maria Quitéria dos Santos é um dos exemplos de sucesso. Natural de Alagoas veio para Ituiutaba há mais de 17 anos, trabalhou em Indústrias, e no corte de cana de açúcar. Um tempo que ela lembra com tristeza. “Nunca consegui ter nada eu falo que nesta época eu e minha família apenas sobrevivíamos”. Para ela, tudo começou a mudar assim que entrou na Copercicla. “Minha vida transformou. Aqui é meu lar. Hoje tenho casa própria e uma vida digna. Consigo comprar as coisas e viver bem com minha família”, se emociona.
HITÓRICO
A Coleta Seletiva no município de Ituiutaba começou com um projeto piloto em alguns bairros (Progresso, Gardênia, Ipiranga, Universitário), em função da infraestrutura e pessoal inicialmente envolvido.
Este trabalho foi realizado dentro do Programa Ituiutaba Recicla, coordenado pela Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e o apoio da Prefeitura de Ituiutaba, resultando na criação da Unidade de Coleta Seletiva em 2001.Para a realização da coleta seletiva, as pessoas que faziam a coleta de resíduos sólidos recicláveis no “lixão” foram mobilizadas com o apoio da Secretaria de Ação Social, para participar da Coleta Seletiva, com condições mais dignas de trabalho e melhoria de renda.
A Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba (Copercicla) foi criada em 19 de Novembro de 2003, por meio da mobilização de 22 catadores, com o apoio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e da Prefeitura de Ituiutaba, com os valores e princípios do Cooperativismo, com o objetivo de realizar a coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade de Ituiutaba.Em 2004 a Copercicla ampliou a coleta seletiva para 100% dos bairros da cidade, promovendo a redução de material a ser destinado ao “lixão” (fechado em 2004). Em 2005 entra em operação o Aterro Sanitário. A Copercicla adotou o sistema de coleta seletiva de porta em porta. Para despertar a atenção das pessoas foram instalados sinos nos caminhões, identificando a passagem dos veículos nas ruas, tornando uma característica marcante e referência da coleta seletiva.
No inicio do projeto a Copercicla recebeu apoio logístico, treinamento e subsídio financeiro. Ao iniciar e ampliar suas atividades, todas as etapas da coleta eram executadas manualmente – das ruas até o carregamento dos caminhões de material prensado – sem a ajuda de equipamentos que aliviasse o desconforto gerado pelo volume, peso e manuseio.
No decorrer destes 11 anos, a Copercicla obteve melhoria de infraestrutura, aumento de pessoal e renda. Os equipamentos adquiridos neste período proporcionaram maior eficiência e melhores condições de trabalho. Estas melhorias contribuíram para a valorização e reconhecimento da atividade de Coleta Seletiva e dos cooperados. O apoio da comunidade e a doação de empresas ampliou a quantidade de material; parcerias institucionais contribuíram com conhecimento e melhoria de infraestrutura; e, a subvenção do município para manutenção da atividade.
Com o início do Programa Bolsa Reciclagem, do governo estadual, no terceiro trimestre de 2012, houve uma melhoria significativa na renda dos cooperados, estimulando a atividade de Coleta Seletiva.