14/4/2015 – CBH PN3 realiza 40ª reunião ordinária
Revisão do Plano Diretor e Gestão dos Comitês são destaque na plenária
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba – CBH-PN3 realizou no dia 07 de abril deste ano, sua 40ª reunião ordinária, na sede da AMVAP. Estiveram reunidos 35 pessoas, entre conselheiros e convidados.
A reunião foi presidida pelo presidente do CBH-PN3, Marcelo Gouveia Guimarães. Na pauta temas importantes como: revisão do plano diretor do comitê; agência de cobrança; pacto das águas; gestão dos comitês; curso de outorga para os conselheiros, entre outros. Antes de entrar na pauta, o conselheiro Gustavo Malacco solicitou a participação na plenária para apresentar o projeto “Correntes do Tijuco” que visa fazer um diagnóstico de toda a bacia e sua revitalização. O projeto é uma iniciativa da AMEDI, Ambiente, Educação Interativa, do qual o conselheiro faz parte. A aprovação do Comitê é fundamental para a validação do projeto junto ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais – Fhidro. Com voto da maioria o projeto foi aprovado.
Logo em seguida, a plenária retomou os trabalhos, com ênfase para a Revisão do Plano Diretor do PN3, o qual a representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, IGAM, Polyanna Custódio Duarte, falou que a revisão do Plano está em andamento e provavelmente em junho será apresentado aos conselheiros para apreciação. Disse que a crise hídrica instalada no país atrasou as ações mas que a equipe do IGAM está engajada em finalizar essa solicitação.
Em sequência foi falado levantado como ficará a gestão dos comitês, uma vez que este ano será diferente do praticado. Com essa indefinição, o presidente convocou os conselheiros para que juntos busquem a melhor alternativa para a sequência da gestão dos comitês. Para definir esta questão foi sugerida e aprovada uma reunião extraordinária para o dia 06 de maio de 2015, no hotel Yquara, em Cachoeira Dourada. A respeito da Crise Hídrica e as ações atuais do governo, o presidente falou da importância do Campanha permanente do Uso Consciente da Água a qual o Comitê pratica intensamente desde julho de 2014. Foi apresentado também as ações realizadas na semana da água decorrentes da distribuição da cartilha educativa, produzida pelo CBH PN3. “O plano diretor é de suma importância para nós. É com ele que vamos alinhar nossas ações. Estamos confiantes com o comprometimento do IGAM e ANA para agilizar as adequações e esperamos finalizar tudo ainda este semestre”, completa Marcelo Gouveia.
Pra finalizar foi sugerido para os dias 06 e 07 de maio a realização do Curso de Outorga para os conselheiros do PN3. O curso será ministrado no Yquara Thermas Clube em Cachoeira Dourada.